Conteúdo

Versão em espanhol


Retenção de Líquido

Por que a retenção de líquido engorda?, remedios para evitar.

A retenção de líquido e o nome popularmente dado ao inchaço no corpo (ou em parte dele) que pode ocorrer em homens e mulheres. O termo médico para esse inchaço é edema. Pernas inchadas no final de um dia é um exemplo de retenção de líquidos. È resultante do derramamento de um fluido carente em proteínas do sangue que sai dos vasos sanguíneos em direção aos tecidos subcutâneos e possui dificuldade de ser eliminado pelo organismo. Um teste simples para detectar é comprimir regiões do corpo como tornozelos, se ficarem marcados pela compressão é um sinal de retenção.

Outros sinais são: desconfortos e até aumento de peso repentino. Vale ressaltar que em mulheres, a retenção de líquidos pode ocorrer em períodos como: TPM, menstrual e durante a gravidez.

Causas


Retenção de líquidos
1) Quantidade elevada de sódio na alimentação (o sal deve ser reduzido da sua dieta).
2) Sedentarismo.
3) Pílulas anticoncepcionais.
4) Uso de medicamentos como corticoides.
5) Alimentação pobre em proteínas.
6) Roupas apertadas que dificultam a circulação.
7) Fator genético.

Como uma das causas principais de retenção de líquidos está ligada a ingestão excessiva de sal o ideal é observar sua dieta assim você pode evitar o problema. Queijos amarelos, enlatados, molho de soja, sal, defumados são ricos em sódio por isso devem ser evitados. Procure ingerir frutas (abacaxi, melão, limão, maracujá, morango, banana, laranja, ameixa), folhas verdes (vegetais escuros ricos em magnésio e potássio), cereais integrais e feijão. Beba no mínimo 2 litros de agua por dia para estimular o funcionamento dor rins e eliminar toxinas. Agua de coco, chás de ervas, também são bem-vindos.

Diagnostico e Tratamento


Cada tipo de inchaço tem sua causa e requer um tratamento especifico, portanto a primeira recomendação é: busque um medico. O diagnostico é baseado na avaliação do medico que pode solicitar exames de sangue, hepático, renal, imunológico e cardíaco. Há casos em que veias e artérias próximas ao local são examinadas. O tempo de recuperação varia de acordo com a idade de cada pessoa. A prática de exercícios favorece a diminuição.